Empresa metalúrgica

Em 1957, a partir dos trabalhos realizados na Niquelação e Cromeação Cristobal Medina Jerônimo, foi fundada a Metalúrgica Édus, tendo como sócios fundadores ainda o Sr. Medina e sua esposa. Embora tendo outro sócio ao longo do ano de 1957 – o filho de um amigo, que vinha com promessas de investimentos e prosperidade, que não se cumpriram -, esta sociedade não fora o esperado e foi desfeita, fazendo com que a Metalúrgica Édus se tornasse, realmente, uma empresa familiar, contando, inclusive, com a colaboração dos filhos, que, mais tarde, viriam a herdar e continuar o projeto do pai.

A linha de produtos da empresa se firmou no ramo da construção civil, nicho de mercado já conquistado, naquele momento de transição. Pioneiro na fabricação de riscadores de azulejo, a Metalúrgica Édus, desde o começo da década de 50, mantém a tradição e a confiabilidade, provenientes da dedicação, da técnica e da escolha de materiais específicos para cada ferramenta fabricada.

No ano de 1965, a Metalúrgica Édus já ocupava posição de destaque entre os fabricantes de ferramentas manuais para construção civil. Conhecida entre todos os profissionais envolvidos no ramo, de atacadistas e varejistas, até engenheiros e os trabalhadores que lidam diretamente com o produto, pedreiros e azulejistas, a Metalúrgica Édus continuou elaborando ferramentas para facilitar o trabalho dos profissionais da área.

Em 1965, a Metalúrgica Édus adquiriu imóvel próprio e, com o passar dos tempos, sua estrutura física soma 1.300 m², situados na Rua Pajussara, 180, Vila Penteado, Freguesia do Ó.

No ano de 1975, quatro filhos do casal de fundadores assumiram legalmente a gestão dos negócios da Metalúrgica Édus.

Aproximadamente um ano depois, com o falecimento do pai e fundador, os filhos – José Evaristo, Cristobal, Jorge e Marco Antônio – deram continuidade ao projeto traçado pelo pai. Uma história de vida e de trabalho marcada pela luta e pela responsabilidade com um produto de qualidade é o que faz com que sejam responsáveis por toda a concepção de um produto, da invenção, passando pelo projeto, até a fabricação, com garantia de qualidade irrestrita.

Hoje, a empresa resiste no árduo mercado brasileiro, com 20 itens em seu catálogo, e a mesma qualidade de meio século de trabalho.